VEREADORES - LEGISLATURA 2017-2020

  • SEBASTIÃO SOARES DE FREITAS - TIÃOZINHO
    SEBASTIÃO SOARES DE FREITAS - TIÃOZINHO
  • ANTÔNIO CARLOS MARCELINO DOS SANTOS
    ANTÔNIO CARLOS MARCELINO DOS SANTOS
  • ELICLEITON MARTINS CASTILHO - CLEITON
    ELICLEITON MARTINS CASTILHO - CLEITON
  • ORFÉLIA ALVES GOMIDES MEIRA
    ORFÉLIA ALVES GOMIDES MEIRA
  • WILSON ALVES SILVA JÚNIOR – JÚNIOR DA SAÚDE
    WILSON ALVES SILVA JÚNIOR – JÚNIOR DA SAÚDE
  • EDIVALDO BATISTA FERREIRA
    EDIVALDO BATISTA FERREIRA
  • MARCOS GOMES PEREIRA - MARCOS PASSARINHO
    MARCOS GOMES PEREIRA - MARCOS PASSARINHO
  • ALEXANDRE ALBERTO ALVES DEMETERCO
    ALEXANDRE ALBERTO ALVES DEMETERCO
  • FERNANDO AUGUSTO MORENGHI RODRIGUES - TUCURA
    FERNANDO AUGUSTO MORENGHI RODRIGUES - TUCURA
  • ERNANI BARALDI
    ERNANI BARALDI
  • SUDÁRIO LUIZ LOPES FILHO - SUDARINHO
    SUDÁRIO LUIZ LOPES FILHO - SUDARINHO

TV CÂMARA

Vídeos, Transmissão ao vivoVer TV

Smaller Default Larger

ENGIE SE REGISTRA EM RIFAINA E VAI GERAR IMPOSTOS, EMPREGOS E AÇÕES SOCIAIS

Compartilhar


O prefeito de Rifaina, Hugo Lourenço, acompanhado do vice-prefeito Antônio Eustáquio da Silva – Tunico e dos vereadores Wilson Alves da Silva Júnior (presidente da Câmara) e Fernando Augusto Morenghi Rodrigues, além do Secretário de Governo, Alcides Diniz dos Santos - Cidinho, encontrou-se nesta terça-feira (23/01), com o presidente da ENGIE Energia Brasil (nova dona da Usina Hidrelétrica de Jaguara), Eduardo Sattamini.

 

 (Veja Galeria de Fotos da visita)

 O encontro foi promovido pela ENGIE, que se apresentou como nova detentora do parque gerador da UHE Jaguara, tendo adquirido a concessão por 30 anos em setembro, assumiu o controle em novembro e a operação e manutenção em 27 de dezembro passado.

A ENGIE iniciou uma nova fase de relacionamento com a comunidade regional e com a imprensa, demonstrando amplo interesse em estreitar estes laços.

Também estavam presentes, o prefeito de Sacramento, Wesley de Santi, o Baguá e de Igarapava, José Ricardo Rodrigues Mattar, além de vereadores e representantes de órgãos de imprensa de Sacramento, Rifaina e Franca.

Projeto Paraolímpico

Duas das propostas que o prefeito Hugo César Lourenço levou ao presidente da ENGIE, Eduardo Sattamini, já foram consagradas no discurso do dirigente: a realização de um projeto social-esportivo na cidade e a geração de empregos para residentes em Rifaina.

“Levamos um pedido de realização de um projeto na área do esporte e fomos surpreendidos com o anúncio de que a empresa vai realizar um projeto social com a seleção de 20 beneficiários portadores de necessidades especiais (adultos e crianças) com ação de desenvolvimento paraolímpico”, disse o prefeito.

Segundo Eduardo Sattamini, o projeto será realizado em parceria com a Prefeitura e com a APAE, com a seleção de 20 pessoas que receberão incentivos para o desenvolvimento paraolímpico.  

 Trinta empregos

Durante o encontro com o presidente da ENGIE, o Prefeito Hugo também recebeu a informação de que num primeiro momento, para equacionar seu quadro de colaboradores da Usina em Rifaina, serão gerados ao menos 30 empregos para os moradores locais.

“Serão contratadas pessoas para substituir pessoas que se aposentaram, afastados e até mesmo para enquadrar a nova forma de gestão da Usina”, disse o presidente da ENGIE.

 Parceria no Parque

Indagado durante a entrevista sobre a possibilidade de firmar parceria entre a ENGIE e a Prefeitura de Rifaina, para um projeto para o Parque Ecológico Urbano “Geraldo Jorge”, o presidente da ENGIE lembrou que a empresa tem algumas parcerias na forma de contrapartida atuando em alguns bosques estaduais.

“No caso deste pedido, dependemos de uma análise do projeto que poderá ser apresentado pela Prefeitura, mas a empresa tem uma atuação nesta área e vejo esta possibilidade sim. Estamos aqui a menos de dois meses e já temos um projeto de ajuda ao Hospital do Câncer de Uberlândia, mesmo com este pouco tempo de atuação aqui em Jaguara.

ENGIE é de Rifaina

Uma das maiores geradoras de energia do Mundo, com mais de 150 mil colaboradores em todo o Mundo, a multinacional francesa que no Brasil tem sede em Santa Catarina, é a mais nova empresa cadastrada em Rifaina.

Segundo o prefeito Hugo Lourenço, a empresa se cadastrou como empresa prestadora de serviço em Rifaina, devendo recolher aos cofres municipais tributos como ISS – Imposto sobre Serviços e ao Estado, o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviços – que depois retornará em parte, para o município.

Vale destacar que a CEMIG tinha o cadastro no Município de Sacramento e que Rifaina só passou receber parte do ICMS depois de recorrer à Justiça, pois as turbinas geradoras são localizadas na cidade.