Acesso Direto

VEREADOR JULIMAR RECEBE DA SECRETARIA DA SAÚDE RELATÓRIO SOBRE DENGUE

O vereador Julimar de Paula Vieira (PSDB) através do ofício nº 07 de 15 de fevereiro de 2013 convocou o Secretário de Saúde de Rifaina, Antônio Carlos Marcelino – Carlinhos da Saúde – na expectativa de receber informações a respeito do trabalho preventivo que a cidade está realizando diante das graves ameaças de que os casos de dengue ultrapassem a mais de 30.

O pedido do vereador foi baseado nas informações de que haviam casos confirmados e quase três dezenas de suspeitas de contração de dengue por moradores da cidade. O pedido foi atendido e o Secretário participou da Sessão Ordinária da Câmara realizada na sexta-feira, 15/02. Logo após a abertura dos trabalhos, anunciando o convite feito pelo vereador Julimar, o Presidente da Casa, vereador Carlos Antônio Peracini solicitou que o Secretário fizesse sua explanação. Segundo o relatório apresentado pelo Secretário aos Vereadores, o trabalho de prevenção é feito pela Vigilância Epidemiológica, casa a casa, no controle de dengue e também do caramujo africano e outras pragas. Também foram feitos arrastões com oito pessoas e a coleta de seis caminhões de lixo e entulhos. É realizado trabalho em pontos estratégicos como Borracharias, Cemitério, antiga Cerâmica, Guarda Barcos, casas com piscina e depósitos de recicláveis. A Secretaria e a Visam também realizam a Nebulização (Fumacê), além das campanhas de conscientização por carros de som, entrega de panfletos casa a casa e veiculação de notícias pelo site da Prefeitura.

O trabalho é complementado com o atendimento de pessoas na rede municipal de saúde com consultas, exames de sangue usuais (hemograma e sorologia para dengue). Em Rifaina há dois casos confirmados e 27 suspeitas aguardando resultado da Sorologia que é feito pelo Instituto Adolfo Lutz em Ribeirão Preto.

CLUBE WETWORLD – Segundo a Prefeitura de Rifaina, o Clube Wetworld que fica ao lado do Clube Aguas do Vale, no Município de Sacramento – MG e que está abandonado há mais de sete anos é uma grave ameaça a Rifaina no que se refere à transmissão da Dengue, pois se transformou num grande criadouro de larvas. O Ministério Público da Comarca de Sacramento foi notificado em 2010 e novamente agora em 2013. No último dia 08/02, o Prefeito Abrão Bisco Filho encaminhou ao Promotor Público da Comarca de Sacramento, José do Egito de Castro Sousa, oficio em que reitera pedidos de providência feitos em novembro de 2010 pelo então Prefeito Hugo César Lourenço.  Diante da inércia dos responsáveis pelo Clube, a Prefeitura de Rifaina efetuou a remoção de lixo, nebulização com maquinários e operários, além da equipe de vetores. Este trabalho foi realizado novamente neste mês. São realizadas visitas semanais no local.

O vereador Julimar de Paula Vieira logo depois das explicações do Secretário Carlinhos fez algumas perguntas ao representante da administração municipal, esclarecendo mais algumas dúvidas. Em seguida cumprimentou-o pelo trabalho e agradeceu pela presença na sede do Legislativo.