Câmara realiza em abril a 5ª Sessão Ordinária de 2024

No dia 15 de abril de 2024, às 18 horas, se deu início a quinta Sessão Ordinária do Legislativo, no Plenário “Prefeito Mansur Elias Ticly”, da Câmara Municipal de Rifaina.

O Presidente Sebastião Soares de Freitas desejou boas-vindas e cumprimentou a todos os vereadores, munícipes, colaboradores da Câmara e internautas que acompanhavam a sessão.

Foram propostas 9 (nove) Indicações ao Executivo, tendo como autores os Vereadores: Antônio Carlos Marcelino dos Santos, Marcos Gomes Pereira e Paulo Luiz Gomides Filho. Os temas indicados são os seguintes:

·         INDICAÇÃO para que sejam realizadas reformas, manutenções e melhorias no Centro de Treinamento (CT) de Jiu-Jitsu.

·         INDICAÇÃO para que se faça uma passarela ligando os bairros Moradia Digna, Paulo Roberto Cantieri e extensão até a MCAssab para a rodovia Cândido Portinari.

·         INDICAÇÃO para que se faça a troca das lâmpadas queimadas da Av. José de Paula Vieira.

·         INDICAÇÃO para que se faça a roçagem da grama nos trevos da cidade.

·         INDICAÇÃO para que se faça a manutenção geral na Academia Municipal de Rifaina.

·         INDICAÇÃO para que se instale câmeras de monitoramento em áreas rurais e nas entradas e saídas do município.

·         INDICAÇÃO para que se estude a possibilidade de isenção do IPTU a portadores de câncer.

·         INDICAÇÃO para que se faça uma reforma no Complexo Esportivo Elizabete Rodrigues Ferreira, o campinho não está apto para jogos e nem campeonatos e que se faça uma cobertura completa nas arquibancadas do campo.

·         INDICAÇÃO para que se faça uma reforma na pista de skate do bosque Geraldo Jorge, pois o local está cheio de mato, com iluminação ruim e falta pintura.

Estas e outras indicações podem ser consultadas a qualquer momento no link: https://cmrifaina.eddydata.com/SGL/Rifaina/?tipo=Indica%C3%A7%C3%A3o

A 5ª Sessão Ordinária discutiu diversos temas, como o apoio ao esporte local, regularização de construções, descarte correto de lixo, reconhecimento dos funcionários públicos e melhorias na cidade. Foram feitas indicações para reformas, isenção de IPTU para portadores de câncer e apoio empresarial ao esporte. A importância da separação de materiais no descarte de entulho e o papel do poder público na reciclagem e coleta de resíduos também foram destacados.

Vejam os principais destaques:

·         Regras para construção de edifícios e lotes, incluindo áreas mínimas, coeficientes de aproveitamento e alturas máximas permitidas.

·         Reformas em locais esportivos, manutenção de espaços públicos e instalação de câmeras de monitoramento para aumentar a segurança em Rifaina.

·         Falta de manutenção da academia municipal e bosque da cidade, destacando a importância do papel dos vereadores como representantes do povo.

·         Praças com iluminação comprometida e falta de limpeza. É necessário valorizar os funcionários públicos e tomar providências para melhorar a situação.

·         A cidade enfrenta problemas com o lixo devido à falta de conscientização da população e a necessidade de ação do Executivo. A padronização e fiscalização das caçambas são essenciais para resolver a situação.

·         É fundamental conscientizar a população sobre a importância de manter as praias e ruas limpas, promovendo o descarte correto do lixo e aplicando multas para garantir a preservação ambiental.

·         Educar sobre o descarte adequado de entulho e separar materiais é essencial para facilitar a reciclagem.

·         A importância do apoio empresarial ao esporte e a necessidade de melhorias na coleta de lixo e o reconhecimento aos trabalhadores da limpeza.

·         A saúde em Rifaina é uma das melhores da região, mas há desafios com encaminhamento de pacientes para cirurgias e terapias especializadas. A cidade atende bem casos básicos, mas depende de hospitais secundários e terciários para casos mais complexos.

·         Encaminhar pacientes com suspeita de AVC diretamente para centros de trombólise, como a Santa Casa, é essencial para garantir tratamento imediato e eficaz, evitando a perda de tempo.

As Sessões também poderão ser acompanhadas pela TV Câmara, através do Canal Oficial no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/user/camararifaina

A próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 06 de maio de 2024, às 18h e poderá ser acompanhada pelo mesmo endereço eletrônico acima informado.